apresentação de slides

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

História

            Primeiro governo de Vargas (Parte 2)


Era Vargas
     A era Vargas está dividida em três partes que são governo provisório, governo constitucional  e o estado novo.Durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), o Brasil mudou bastante: a industrialização avançou e as cidades cresceram; o Estado se fortaleceu, interveio na economia e estabeleceu uma relação com os trabalhadores urbanos. Nesses 15 anos, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).Vargas foi um homem muito importante na política nos anos de 1930 á 1945 que foi governado por 15 anos  e também seu início na política foi bom. Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.


Abaixo explicações sobre o governo provisório,governo constitucional e o estado novo:




Governo provisório
     No discurso de posse, Getúlio disse que seu governo era provisório. Mas, assim que assumiu, nomeou interventores para governar os estados, indício de que ele pretendia se manter no poder.Então na era Getúlio Vargas seu governo era provisório.


Governo constitucional
     Ainda em 1934, Getúlio Vargas , que já governava o país havia quase quatro anos, as eleições indiretas para presidente da república.Eleições indiretas significa que são realizados pelos representantes do povo.No caso brasileiro, o congresso Nacional sendo federem mais câmara dos deputados.


O estado Novo
     As eleições para presidente da República estavam marcadas para o início de 1938. Vargas no entanto, não estava disposto a deixar o poder. Por isso, ele anunciou pelo rádio que havia descoberto o Plano Cohen, segundo o qual os comunistas pretendiam provocar greves, incêndios em igrejas e o assassinato do presidente.Na verdade o plano Cohen era falso, mais serviu de pretexto para que, em 10 de novembro de 1937, Vargas desse um golpe e implantasse uma ditadura, o Estado Novo.



Nessa imagem está Getúlio Vargas em 1945, nesse ano ele ficou conhecido como  Era Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário