apresentação de slides

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ciências

                                Ondas 


     No estudo da física a onda é uma pertubação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água.Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.O ponto mais alto de uma onda chama-se crista de onda e o ponto mais baixo chama-se vale de onda.



Tipos de ondas


Ondas mecânicas= São aquelas que necessitam de um meio material para se propagar, e também são produzidas por variação de um campo eléctrico e um campo magnético  como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras, ondas de rádio, de televisão e outros.


Ondas eletromagnéticas= São formadas por dois campos perpendiculares entre si, um magnético (B) e um elétrico (E), ou seja, variáveis com o tempo e com a posição e perpendiculares à direção de propagação da onda. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.  




Classificação das ondas


Unidimensional= É aquela que tem seu movimento numa única direção: Exemplo da Mola.



Bidimensional= É aquela que tem como rumo um único plano. Exemplo: Ondas em um lago.


Tridimensional= É aquela que se propaga em todas as direções espaciais. Exemplo: Ondas Sonoras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário