apresentação de slides

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Filosofia e Sociologia 2

                                   Estratificação social


     A palavra estratificação deveria de estrato e significa Canadá.A estratificação social consiste na separação da sociedade em grupos de indivíduos (estratos sociais) que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação expressa desigualdades.Estratificação social esteve presente desde os primórdios da civilização mas mudou de forma. O advento do capitalismo e sobretudo a revolução industrial transformou os sistemas econômicos e a sociedade, com o surgimento da sociedade de classes e da desigualdade entre classes.
Abaixo tipos de estratificação social.

Economia= Definida pela posse de bens matérias cuja distribuição faz com que haja pessoas ricas,pobres e de situação intermediária.

Politica= Estabelecida pela posição de mando da sociedade (grupos que têm o poder e grupos que não têm o poder.

Profissional= Baseado dos diferentes graus e importância atribuídos a cada profissional na sociedade.É no exemplo de um médico é muito mais valorizado do que o pedreiro, porque um médico salva vidas e pedreiro faz casas que pode ser feita qualquer momento agora do  médico tem que ser quando o paciente estiver mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário