apresentação de slides

domingo, 29 de agosto de 2010

Ciências

                                              Respiração


   A  respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. A inspiração é quando uma pessoa puxa o ar  e a expiração é quando soltar o ar. Exemplo na segunda imagem.


              Sistema Circulatório
   O sistema circulatório é formado por três partes coração,vasos e o sangue.  Abaixo alguns exemplos do sistema circulatório.


Sistema circulatório aberto
 Este tipo de sistema circulatório não apresenta capilares nem veias; um ou mais corações, com 2 a 3 câmaras (aurículas e ventrículos), bombeiam o sangue (hemolinfa é um nome mais apropriado para esse caso, devido ao fato de que não há pigmento na hemolinfa) por um vaso dorsal.


Sistema circulatório completo
Um sistema circulatório diz-se completo quando o sangue venoso separa-se completamente do sangue arterial.


Sistema circulatório fechado
Um sistema circulatório diz-se fechado quando as células do sangue estão sempre dentro de vasos sanguíneos. Este sistema é composto por um líquido que leva nutrientes às células e elimina seus resíduos.
















Vasos Sanguíneos: Veia, Artéria, Capilar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário