apresentação de slides

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Artes 2

                                           Van Gogh


Nome completo=  Vincent Willem Van Gogh.  
Nascimento= 30 de março de 1853.


Morte= 29 de julho de 1890 com 37 anos na frança.


Ocupação= Pintor.


Nacionalidade= Holandês.


Movimento estético=Pós-impressionismo. 



     Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.
  

Principais obras
- Os comedores de batatas (1885)
- A italiana
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)



Curiosidades
Seu irmão Theo morreu seis meses depois do falecimento de Vincent, em 25 de janeiro de 1891, em Utrecht. Sua esposa Johanna encarregou-se de levar seu corpo para ser enterrado lado a lado com o de Vincent, em Auvers-sur-Oise, onde ambos estão até hoje


Van Gogh vendeu uma única tela enquanto vivo, A vinha encarnada por 400 francos. Em 1990, cem anos após sua morte, outra tela sua, Retrato de Dr.Gachet, alcançou o valor de US$ 82,5 milhões, um recorde até então.


A frase atribuída a ele: Meu melhor quadro é aquele que imaginei deitado na cama, através da fumaça do cachimbo e que nunca cheguei a pintar. é na verdade do personagem Cyprien no livro deJoris-Karl Huysmans, En Ménage. Van Gogh cita essa passagem em uma carta a Èmile Bernard.
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário