apresentação de slides

segunda-feira, 9 de maio de 2011

História

                   República Velha: Resistência


     Nesse assunto assunto república velha de resistência fala da guerra do contestado,o cangaço,a revolta da vacina,a revolta da Chibata,o movimento operário. Abaixo vai ter explicações sobre cada uma delas.

A guerra de Contestado= Entre Santa Catarina e Paraná, em uma área contestada (disputada) por esses dois estados, ocorreu movimento de sertanejos pobres e muito religiosos. Na região do Contestado, reinava um clima de forte tensão social, pois os fazendeiros expandiam suas propriedades tomando as terras dos indígenas e dos posseiros á força.Posseiro= pequeno proprietário que ocupou um terra inexplorada e a cultivou durante anos, obtendo o direito de posso sobre ela.


O cangaço= Desde o século XVIII, bandos armados a serviço dos grandes fazendeiros adentravam o sertão para tomar as terras dos indígenas e instalar fazendas de gado. Esses bandos serviam a quem lhes pegava; por isso se diz que praticavam o cangaço dependente.Tais bandos agiam por conta própria; por isso diz que praticavam o cangaço independente.Cangaceiros= homens violentos movidos pela busca de vingança pessoal e fama.

A revolta da Vacina= Nas cidades, as camadas populares também resistiram ao autoritarismo e ao descaso das autoridades. Em 1902, o então presidente Rodrigues Alves confiou a Pereira Passos, prefeito do Rio (capital federal), seu plano de modernizar e higiennizar a cidade. O prefeito começou pela construção de Avenida Central (hoje, Rio Branco) e, para isso, autorizou a demolição de casarões e casebres do centro, habitados pela população humilde da cidade gritos de Bota abaixo, os funcionários da prefeitura derrubaram quarteirões inteiros.

A revolta da Chibata= No mar, também ocorreu um episódio de resistência popular. Os navios da Marinha brasileira estavam entre os mais modernos da época, mas o Códico Disciplinar da Marinha era o mesmo dos tempos da escravidão: faltas leves eram punidas com a prisão na solitária por três dias; faltas leves repetidas, com prisão por seis dias; faltas graves, com dezenas de chibatadas.

O contestado

O cangaço





     

Um comentário: