apresentação de slides

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Portugues

                                       Poema


Poema= È uma obra literária que é apresentada no formato de versos.Um poema pode ser a respeito de vários temas, porém os mais comuns são: amor, valorização da natureza, tema épico, feito heróico, etc.  A pessoa que se dedica à criação de poemas denomina-se poeta (masculino) ou poetisa (feminino).






  Aonde?....
 Ando a chamar por ti, clemente, alucinada,
 Aonde estás, amor? Aonde.....aonde.....aonde?....
 O eco ao pé de mim segreda.... desgraçada...
 E só a voz do eco, irônica, responde!

 Estendo os braços meus! Chamo por ti ainda!
 O vento, aos meus ouvidos, soluça a murmurar;
 Parece a tua voz, a tua voz tão linda
 Cantante como um rio banhado de luar!

 Eu grito a minha dor, a minha dor intensa!
 Esta saudade enorme, esta saudade imensa!
 E só a voz do eco á minha voz responde.

 Em gritos, a choras, soluço o nome teu
 E grito ao mar, á terra, ao puro azul do céu:
 Aonde estás, amor? Aonde...aonde.....aonde.


Poetisa= Florbela Espanca
Nasceu=  Vila Viçosa em Portugal
Imagem de Florbela abaixo:






  Onde estás
  È meia noite...... e rugindo
    Passa triste a ventania,
    Como um verbo de desgraça,
    Como um grito de agonia.
    E eu digo ao vento que passa
    Por meus cabelos fugaz:
   "Vento frio do deserto,
    Onde ela está? Longe ou perto?"
    Mas, como um hábito incerto,
    Responde-me o eco ao longe:
   "Oh! minh' amante, onde estás?...

   Vem! È tarde! Por que tardas?
   São horas de brando sono,
   Vem reclinar-te em meu peito
   Com teu lânguido abandono!...
   'Stá vazio nosso leito....
   'Stá vazio o mundo inteiro;
   E tu não queres qu' eu fique
   Solitário nesta vida
   Mas por que tardas, querida?....
   Já tenho esperado assaz...
   Vem depressa , que eu deliro
   Oh! minh' amante , onde estás?....


Poeta= Castro Alves
Poesia escrita em= 1870
Nasceu= Na Bahia
Imagem de  Castro Alves abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário