apresentação de slides

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Português

                      Figuras de Linguagem


     Nas frases que haver figuras de linguagem sempre vai ter um exagero como Meu cabelo está tão duro que parece pedra então isso é um exagero dizendo que o cabelo parece pedra.Abaixo algumas figuras de linguagem.

Metáfora=É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.Exemplos abaixo:
1º)Minha casa é um buraco.
2º)A rua do meu amigo é um deserto.

Ironia= Consiste em afirma-se o contrário do que se pensa, para extrair humor do texto ou formular uma crítica com sarcasmo.No verso, o recurso da ironia é usado para enfatizar a ideia de pequenez do homem diante do que representa o Universo. Exemplos abaixo:
1º)O homem, bicho da terra tão pequeno, chateia-se na terra.(Carlos Drummond de Andrade)
2º)Que alunos inteligentes, não sabem nem somar.


Antítese= Consiste no emprego de ideias contrastantes.Nesses versos a antítese é usada para simbolizar as dificuldades do eu lírico, que em virtude dos sofrimentos vividos não consegue sentir alegria.Exemplo abaixo:
1º)
Nada com Deus é tudo.
Tudo sem Deus é nada.


Gradação=Consiste na organização de ideias numa ordem crescente ou decrescente.Nesses versos, a gradação é usada para demostrar a intensidade de sensações vividas pelo seu lírico em relação ao amor.Exemplo abaixo:
1º)
Por mais que procure, antes de tudo ser feito, 
Eu era amor. Só isso encontro.
Caminho,navego,voo
sempre amor


Anáfora= Consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de versos seguidos. É um recurso muito utilizado para realçar o ritmo e a musicalidade dos textos poéticos. Exemplo abaixo:
1º) O rato roeu a roupa do rei de Roma.


Catacrese= Consiste em se transferir a uma palavra o sentido próprio de uma outra, já conhecida a incorporada á língua.Exemplo abaixo :
1º)O homem embarca em foguetes, cápsulas e módulos para conquistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário