apresentação de slides

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ciências 2

                                          Magnetismo


     Magnetismo é um ramo da ciência que estuda os materiais magnéticos, que possuem a capacidade de atrair ou repelir outros materiais, como no caso do ímã. A pedra imã é, atualmente, denominada magnetita.A magnetita é um imã natural que exerce uma força invisível sobre objetos de ferro. Esse fenômeno denomina-se magnetismo. Além da magnetita, outros matérias podem adquirir propriedades magnéticas: são os imãs artificiais. Atualmente , fabricam-se imãs com grande poder de magnetismo, como os de alnico, uma liga metálica constituída de alumínio (Al), niquel (Ni), cobalto (Co), ferro (Fe) e cobre (Cu). Substância magnéticas.Experimentalmente foi comprovado que um único polo não pode existir isoladamente. Considere um imã em forma de barra com seus polos norte e sul na imagem abaixo.

Se o dividirmos ao meio, cada metade será um um imã completo, com um polo norte e um polo sul.

Se continuaremos com a divisão de cada ímã em dois outros, obteremos imãs cada vez menores até que eles atinjam dimensões elementares. Na imagem abaixo você verá oque aconteceu com as divisões.



Campo  magnético
     A presença de um imã provoca uma modificação no espaço ao seu redor. Essa modificação é chamada de campo magnético. O campo magnético vai diminuindo á medida que a distância em relação ao ímã vai aumentando. Um ímã só atrai objetos de ferro, níquel ou aço quando eles estão dentro do seu campo magnético.

Utilidades dos ímãs
     Os ímãs podem ter diferentes formas, adequadas aos fins a que se destinam. Podem ser em barra, em ferradura, circulares ou em disco.Imagens deles abaixo:


Ímãs de barra


Ímãs de ferradura


Ímãs  circular e de dico

Nenhum comentário:

Postar um comentário