apresentação de slides

quinta-feira, 21 de julho de 2011

História

                       O primeiro governo Vargas


O tenentismo antes de 1930
     Enquanto o nazifacismo ganhava espaço na Europa, no Brasil o domínio das oligarquias gerava grande insatisfação social. Um grupo de jovens capitães e tenentes brasileiros canalizou parte dessa insatisfação com as oligarquias e liderou um movimento conhecido como tenentismo.Tenentismo=Movimento liderado por capitães e tenentes do exército, chamados genericamente de tenentes, que tinha como objetivo básico a moralização da política nacional.

A revolta do forte de copacabana: o primeiro 5 de julho
     O estopim da primeira revolta tenentista foi a publicação na imprensa de cartas falsas que ofendiam os militares, especialmente o presidente do clube militar, marechal Hermes da Fonesca.O presidente da república, Epitácio Pessoa, considerou que o culpado pelas cartas era próprio Hermes da Fonseca e mandou prendê-lo sob a acusação de agitador.

O segundo 5 de julho
     No governo d Arthur Bernardes, em 1924, explodiu em São Paulo outro levante tenentista, o Segundo 5 de julho. Esse levante, ao contrário do primeiro, tinha objetivos bem definidos.Comandados pelo general Isidoro Dias Lopes e pelo mayor Miguel Costa, os rebeldes tentaram em vão conquistar a cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário