apresentação de slides

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ciências

                          Máquinas simples


     A necessidade de levantar e locomover grandes cargas acima da capacidade muscular do ser humano gerou a criação de dispositivos capazes de multiplicar forças.A utilização de uma máquina simples as forças, diminuindo o esforço do ser humano.Isso é bom para as pessoas que não tem muita força para carregar algo pesado, use o ponto (O) que é o ponto de apoio com esse você vai levantar uma coisa que nunca pensou que ia conseguir levantar. Essas forças tem o nome de máquinas simples.As máquinas simples são divididas em 4 partes elas são alavancas,interfixa,inter-resistente e interpotente.Explicação de cada uma abaixo:

Alavancas
     A alavanca é constituída por uma barra apoiada num ponto fixo.Exemplo uma pessoa tenta levantar uma pedra bastante pesada, a pedra representa a força FR que é a força resistente, a força que a pessoa aplica é FP que é a força potente.O ponto em que a barra de ferro que ele tenta levantar a pedra é apoiada corresponde a O que é o ponto de apoio.

Ponto P= Força potente exercido pela pessoa
Ponto A=Ponto de apoio
Ponto R=Força Resistente


Interfixa
     Quando o ponto de apoio (O) estiver entre a força potente (FP) e a força resistente (FR).



Inter-resistente 
     Quando a força resistente (FR) é aplicada entre o ponto de apoio (O) e a força potente (FP).



Interpotente
     Quando a força potente (FP) é aplicada entre o ponto de apoio (O) e a força resistente (FR).

Um comentário:

  1. Seu exemplo de alavanca inter resistente está errado. Naquele caso o desenho tb é interfixa. A resistência é o próprio peso do corpo, q se configura no Centro de Gravidade do corpo, ou seja, se vc está levantando o corpo pela ponta do pé, o CG está nesse ponto, sentido p/baixo, senão vc não conseguiria ficar em pé. O ponto fixo é um eixo transversal que atravessa os maléolos do tornozelo, é o ponto de apoio entre Fíbola/Tíbia e o Tálus(ou calcanhar). E a força está sendo realizada p/cima pela inserção do tendão calcâneo (ou tendão de Aquiles). Resumindo, o músculo termina no tendão, que puxa o osso o calcanhar p/cima, apoiado pela Tíbia no pé, que desloca a ponta do pé p/baixo, empurrando o chão, que não se desloca, devolvendo a força em sentido oposto, fazendo o corpo de deslocar p/cima com mesma força.
    Para visualizar melhor, imagine uma pessoa de cabeça para baixo, realizando esse movimento. Perceberá nitidamente que o ponto fixo é está no apoio entre o osso tálus e a Tíbia/Fíbola. Qnd se está de pé, não muda a alavanca, o chão não é apoio, mas sim a resistência a ser vencida.

    ResponderExcluir