apresentação de slides

terça-feira, 15 de março de 2011

Historia

                  O imperialismo na África                

A África entre os séculos XVI e XIX
     Entre os séculos XVI e XVIII, ocorreu na África um aumento populacional decorrente da melhoria das técnicas agrícolas e da incorporação pelos africanos de plantas americanas, como o milho e a mandioca. Esse aumento populacional gerou a busca por terras férteis, o que acabou ocasionando as guerras entre os pequenos reinos africanos. Nessas disputas , alguns reinos foram conquistando outros e formaram-se reinos maiores (conjuntos políticos formados por vários povos).

O imperialismo na África
     Em 1880, 10% do território africano estava ocupado pelos europeus; em 1900, os europeus já tinham se apoderado de 90% da África.

A conferência de Berlim 
     A corrida imperialista gerou tensões que ameaçavam a paz na Europa. Para evitar a guerra , os países europeus - Grã-Bretanha,França,Portugal,Alemanha,Bélgica, entre outros decidiram estabelecer as regras da partilha da África. Reunidos na conferência de Berlim, na Alemanha, em 28 de fevereiro de 1885, decidiram que uma nação Europeia só teria direito a uma território africano se comunicasse sua ocupação as demais nações e enviasse para a área uma autoridade capaz de fazer respeitar o direito adquirido; combinaram também permitir a livre navegação e o livre comércio nas bacias dos rios Congo e Níger, considerados duas importantes vias naturais de penetração no continente.

Um comentário: