apresentação de slides

segunda-feira, 28 de março de 2011

História 3

                         A revolução da Russia


A Rússia czarista
     No final do século XIX, o Império Russo era o maior do mundo (22 milhões de quilômetros) e possuía terras em dois continentes: Ásia e Europa. O regime político era a monarquia absolutista e todo o poder se concentrava nas mãos do czar.
Czar= soberano tido como eleito por Deus e que, além disso, possuía o título de autokrator, isto é, chefe de Exército.

A modernização da Rússia 
     Na segunda metade do século XIX, o Império Russo começou a se modernizar. Instalaram-se as primeiras indústrias, iniciou-se a exploração do petróleo e a produção do aço e vislumbrou-se o crescimento das cidades.

O partido Operário Social-Democrata Russo
     Influenciados por ideias marxistas, intelectuais e operários russos organizaram vários agrupamentos políticos , que se juntaram em 1898 para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Esse partido foi durante perseguido e logo desmantelado pela polícia do czar, que prendeu vários de seus membros.

A rebelião popular de 1905 e o ingresso da Rússia na Primeira Guerra Mundial
     Em 1904, a Rússia e o Japão tratavam uma guerra imperialista pelo controle da Manchúria. A Rússia saiu da guerra derrotada e, com isso, perdeu territórios e prestígio. Internamente , a guerra elevou a tensão social e a crítica ao czarismo. Em um domingo de 1905, operários em greve, acompanhados por suas famílias, caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo cobertas de neve em direção ao Pálicio de Inverno, sede do governo czarista, com um abaixo-assinado em que reivindicavam melhores condições de vida e a convocação  de uma Assembleia Constituinte. Esse ficou conhecido como o Domingo Sagrado.
Munchúria= região situada no nordeste da China.
     Os populares reagiram ao Domingo Sagrado, promovendo uma série de graves e revoltas. A mais famosa delas foi a revolta dos marinheiros do encouraçado  Potemkin contra os castigos corporais e a fome a que eram submetidos na Marinha czarista

Retrato do czar Nicolau II

Nenhum comentário:

Postar um comentário