apresentação de slides

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

História

                      A Revolução Francesa


A França no século XVIII
     Na França do século XVIII, a maioria da população vivia e trabalhava no campo. Mas,devido a concentração das terras nas mãos de poucos e aos pesados impostos pagos pelos camponeses, a oferta de alimentos era pequena e seus preços eram altos. Com isso, os mais pobres passaram fome, tanto no interior como na capital da França.

O processo revolucionário 
     Logo no início dos trabalhadores da assembleia, o rei Luís XVI, apoiado pela nobreza e pelo clero, decidiu que tudo continuaria como antes: a votação continuaria sendo feita por Estado. Reagindo a isso, os deputados do Terceiro Estado declararam-se em Assembleia Nacional, com objetivo de criar uma Constituição para a França.

Assembleia Nacional Constituinte
     No dia 14 de julho de 1789, assim que se espalhou a notícia de que o rei mandaria reprimir a assembleia, populares da cidade de Paris saíram as ruas saqueando depósitos de armas e de alimentos.

Monarquia constitucional
     Em 1791, a Assembleia Nacional aprovou uma Constituição que incorporou a perda dos previlégios do clero e da nobreza e limitou o poder do rei, instituindo a monarquia constitucional. Além disso, só a Assembleia Nacional podia fazer e aprovar leis. O rei não tinha mais esse poder. Com isso, chegava ao fim a monarquia absolutista na França.

Convenção Nacional
     Logo após essa vitória contra a Monarquia, elegeu-se as pessoas uma Convenção Nacional, isto é, uma assembleia encarregada de elaborar uma nova constituição. Os membros da Convenção foram eleitos pelo voto universal masculino, e não mais pelo voto baseado na renda do cidadão. A primeira atitude da Convenção foi abolir a monarquia e proclamar a república.



Um comentário: