apresentação de slides

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

História

                      Iluminismo


Rebeldia e razão
     Muitos pensadores que viveram nos séculos XVII e XVIII acreditavam que a razão poderia iluminar o mundo e os seres humanos. Iluminar, nesse caso, tem o sentido de explicar, de "fazer compreender", abrir a mente a novas ideias. Esses pensadores foram chamados de iluministas, e o movimento que eles criaram recebeu o nome de Iluminismo ou Filosofia das Luzes.

Otimismo,progresso e Deus
     Um traça marcante dos iluministas era o otimismo. Eles acreditavam que , ao espalhar-se os homens, a razão conduzida ao progresso. Com o passar do tempo ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria , e teríamos então uma humanidade esclarecida.

Alguns pensadores iluministas
John Locke ,Voltaire,Montesquieu e Rousseau.

John Locke= John Locke e a autonomia dos poderes.  Foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos doliberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.

Voltaire= Voltaire e a liberdade de expressão. O francês François-Marie Arouet (1694-1778), que se autodenominava Voltaire, ficou por dirigir duas críticas os reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza


Montesquieu= Montesquieu ea autonomia dos poderes.Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.

Rousseau= Rousseau e o contrato social.Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789).

O Iluminismo na economia
     Uma das críticas que os iluministas faziam aos reis absolutistas estava relacionada a política mercantilista adotada por eles.Para se opor ao mercantilismo, os iluministas desenvolveram o que posteriormente se chamou liberalismo econômico.

3 comentários:

  1. dtwsxqvahcxdhusxkajdx udyuwqdkls,= uyh378uoijsmxkq uihwqjkdmsæ=zxhw

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Mas eu acho q falta fala sobre " A enciclopédia dos Iluministas". Obg!

    ResponderExcluir