apresentação de slides

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

História 2

                 A formação dos Estados Unidos


A colonização da América do Norte 
   A ocupação a América do Norte foi marcada por intensos conflitos entro os ingleses e os povos indígenas da região. Um exemplo: povoado de Jamestown, na Virginia (1607), primeiro povoado inglês bem-sucedido na América do Norte, foi erguido nas terras tomadas dos índios Powhatan, que foram dizimados pelos ingleses.

Economia colonial 
   O desenvolvimento das Treze colônias variou de acordo com as condições geográficas e os interesses dos colonos. As colônias do Centro-Norte desenvolveram-se na base ma pequena propriedade, na policultura, na produção de manufaturas e no comércio triangular: um comércio lucrativo que envolvia a América do Norte, a África e nas Antilhas ( na América Central).
Policultura= A cultura de vários produtos.

A Inglaterra aperta o laço
   No século XVII, primeiro século da colonização da América do Norte, a Inglaterra deu pouca atenção as treze colônias e quase não interferiu em sua administração. No século seguinte, porém , essa situação começou a mudar. França e Inglaterra lutaram em opostos na Guerra dos Sete Anos (1756-163), motivada pela disputa por território situados na África,Ásia e América do Norte.

O processo de independência    
   Após a Guerra dos sete anos, a Inglaterra criou uma série de leis prejudicais aos colonos americanos, entre as quais cabe citar:
Lei do Açúcar= (1764): aumentava os impostos que os colonos deviam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda e o linho em seus portos.
Lei do Selo= (1765): estabelecia que todos os contratos, jornais, cartazes, cartas e certidões que circulavam nas Treze Colônias deviam receber um selo, comprado do governo inglês, é claro.
Lei do Chá= (1773): a Inglaterra entregou a Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o controle sobre a venda da chá para as Treze Colônias (medida conhecida como Lei do Chá).
As Leis Intoleráveis= (1774): em resposta, a Inglaterra decretou um conjunto de leis que os americanos consideraram intoleráveis. São essas abaixo:
* o fechamento do porto de Boston até que os colonos pagassem os prejuízos causados com o derramamento do chá do mar.
* a ocupação de Massachusetts pelo Exército inglês;
* o julgamento dos colonos rebelados por tribunais ingleses.   


O movimento de independência
   Naquele mesmo, os representantes das colônias organizaram o Primeiro congresso Continental da Filadélfia, no qual escreveram ao rei e ao Parlamento da Inglaterra um protesto contra Leis Intoleráveis.Os representantes das colônias organizaram, então, o Segundo Congresso Continental da Filadélfica, que depois de intensos debates, optou pela separação: conclamou os cidadãos as armas e nomeou George  Washington comandante das tropas norte-americana. Em 4 de julho  de 1776 ficou pronta a Declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.

Repercussões da independência 
   A independência dos Estados Unidos serviu de exemplo para outros países da América. Os norte-americanos provaram que os princípios iluministas podiam ser postos em prática e que era possível conquistar a soberania popular, o fim do absolutismo e a liberdade de comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário