apresentação de slides

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Português 4

                          Poemas



Exagero
1)
Ah! Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito para contar
Dizer que aprendi
Que na vida a gente tem que entender
Que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri

( Tim Maia, Azul da cor do mar.)

2)
Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metró
Eu iria a pé do Rio a Salvador.

(Barão Vermelho,Por você.)

3)
Que não seja imortal posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure!

(Vinicius de Moraes,Soneto de fidelidade)


Repetição
1) 
Eu sei que vou te amar,
Por toda minha vida,
Eu vou te amar.
Em cada despedida,
Eu vou te amar,
Desesperadamente,
Eu sei que vou te amar.

(Tom Jobim e Vinicius de Moraes,Eu sei que vou te amar.)

2)
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra.
no meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho)


Antítese
1)
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

(Luis de Camões,musicada por Renato Russo.)


Comparação
1)
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa' tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

(Tom Jobim e Vinicius Moraes, A felicidade)

2)
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão

(Chico Buarque,Choro bandido.)


A combinação de palavras,construindo novos e múltiplos sentidos
1)
Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim

(Caetano Veloso,Coração Vagabundo.)

2)
Bebida é água.
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?

(Arnaldo Antunes,Marcelo Fromer e Sérgio Britto,Comida.)

3)
Socorro alguma alma,
mesmo que penada,
Me empreste suas pernas
Já não sinto amor nem dor,
Já não sinto nada.

(Arnaldo Antunes e Alice Ruiz,Socorro.)

4)
Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso saber mais nada

(Zeca Baleiro e Alice Ruiz,Quase nada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário