apresentação de slides

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Geografia

                            África ( Parte 2)


     A gigantesca massa de terra que compõe a África tem diversas culturas, religiões, formações naturais, povos e histórias.Existem muitos traços comuns a todo o continente, mas para entender a África devemos analisar mais detalhadamente certas particularidades.Ocorre que o termo Subsaariana não expressa a real posição geográfica da região. A África Negra fica ao sul do Saara e não embaixo, como segure o termo sub, popularizado pela forte influência de eurocentrismo na cartografia.A parte Sul  da África é a África Subsaariana que chama-se também de África negra. O norte da África é formada por seis países. Eles abaixo:
     Saara Ocidental,Marrocos,Argélia,Tunísia,Líbia e Egito formam um conjunto dentro do continente africano, e também a parte norte da África o sub está formada por brancos. .A região apelidada de Chifre da África é formada por Somália,Etiópia,Eritreia e Djibuti.Essa região sempre foi muito importante pela sua posição estratégica. Já na idade Média era usada como rota comercial para levar os produtos do Oriente para a Europa.O golfo da guiné está localizado na parte ocidental da África, o gigantesco Golfo da Guiné é compartilhado por oito países: Costa do Marfim,Gana,Togo,Benin,Nigéria,Camarões,Guiné Equatorial e Gabão.Os países da região são exportadores de produtos tropicais, especialmente cacau,café,amendoim,banana e azeite-de-dendê.Em todas elas a população rural é superior a 60% do total.
     A região equatorial da África, dividida em vários países, cada qual com diversos etnias, é uma das mais conturbadas da África. O conflito na República Democrática de Congo, por exemplo, envolve no número outros quatro países, cada um com seus próprios interesses, geralmente ligados ao controle das nascentes de grandes rios e de importantes jazidas de ouro e diamantes.


Imagem abaixo sobre a fronteira étnicas e políticas da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário