apresentação de slides

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ciências 5

                     Estrutura básica do átomo                                  


     Toda matéria é constituída de partículas muitíssimo pequenas, arranjadas de maneiras diversas, denominadas átomos. Como o átomo é uma partícula extremamente pequena, a Ciência encontra dificuldades para visualizá-lo de forma nítida.Um átomo, contudo, pode ser identificado por microscópios especiais como o chamado microscópio de tunelamento por varredura. Esse microscópio funciona como uma espécie de Scanner, isto é, colhe informações de determinado material com uma espécie de agulha.
Scanner= Aparelho capaz de captar imagens e transformá-las em dados digitais.
     Com muitas pesquisas os cientistas descobriram que o átomo tem um núcleo composto por partículas, denominadas prótons e nêutrons e uma região chamada eletrosfera ,que contém outras partículas, os elétrons.
     A eletrosfera é uma região periférica do átomo onde se encontram os elétrons, as únicas partículas que participam das transformações químicas das substâncias. Na eletrosfera, os elétrons orbitam  em torno do núcleo, ocupando regiões denominadas níveis de energia ou camadas eletrônicas. Esses níveis são designados pelos números inteiros de 1 a 7 ou pelas letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q.

Classificação dos elementos químicos 
     Os elementos químicos são classificados de acordo com as características que apresentam. Na segunda metade do século XIX, o químico russo Dimitri Mendeleiev (1834-1907) criou uma tabela periódica dos elementos que serviu de base para organizar.

Tabela periódica dos elementos químicos abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário