Revolução Industrial (Parte 2)
Indústrial e mudanças socioeconômicas
A revolução industrial contribuiu para a consolidação do capitalismo do modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca do lucro.Formaram-se dois novos grupos sociais: a burguesia industrial (donos das matérias-primas, das fábricas e das máquinas (que trocava sua força de trabalho por um salário).
Cena do filme (Tempos Modernos) de Chales Chaplin.
A vida nas fábricas
O ambiente nas fábricas eram sujo,escuro e sem ventilação. Havia falta de refeitórios e de banheiros, e o ar era quase irrespirável, sobretudo nas tecelagens, por causa dos fios de lã.Crianças,homens e mulheres trabalhavam de 14 a 18 horas por dia, parando apenas para fazer as refeições.
A vida fora das fábricas
A casa dos operários resumia-se geralmente um só cômodo, que servia para tudo: lavar roupas,dormir,
cozinhar,fazer refeições, brincar e etc. O banheiro ficava do lado de fora era usado por várias famílias.Nos bairros dos operários,as suas ruas não eram calçadas e os esgotos corriam a céu aberto.
A luta dos trabalhadores
Os operários não aceitaram passivamente as péssimas condições de trabalho nas fábricas.Uma de suas primeiras reações foi o ludismo.
Ludismo= Movimento de trabalhadores que lutava por melhores salários e condições de vida, é liderado por um personagem conhecido como general Ludd (provavelmente o pseudônimo de Ned Ludd). Daí existiu o ludismo.
Associação operários= Conhecidas na Inglaterra como trade-unions, essas associações estão na origem dos atuais sindicatos e centrais sindicais.Na Inglaterra os trabalhadores também lutaram para aumentar sua participação política.
Ilustração de homens destruindo uma máquina
Nenhum comentário:
Postar um comentário